PLANO
DE AULA – DANÇA DO VENTRE
Núcleo
|
Iniciante
|
Endereço
|
Rua
Rio Nilo, 28 ( centro)
|
||
Atividade
/ Modalidade
|
Dança do ventrel
|
|
|||
Período
|
Noturno
|
Horário
|
18:00 as 19:30 hr
|
Dias
120
|
Segundas e quartas
|
Gênero
|
Feminino
|
Idade
média
|
07 a 65 anos
|
Nº de
alunos
|
10
|
Coord.
de Núcleo
|
Andreia Cristina e Zirlene
|
Monitor
responsável
|
Katyuscia
Karine
|
TEMA
Atividade
de dança do ventre: “Resgate da sensualidade,feminilidade e sexualidade”.
|
OBJETIVO GERAL
Reconhecer
o próprio corpo e seus movimentos por meio da identificação e reflexão sobre
suas semelhanças e diferenças em relação as colegas.
|
RECURSOS A SEREM
UTILIZADOS
Videos,
aparelho de som, acessorios
|
PARTE INICIAL /
INTRODUÇÃO
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Estratégia metodológica
|
Avaliação
|
·
Perceber o seu corpo.
·
Reproduzir sua imagem corporal.
|
· Informações sobre
sensualidade, feminilidade, gênero e sexualidade.
· Aulas teóricas e
praticas.
|
O professor iniciará a aula conversando com
as alunas (roda inicial) sobre suas características( peso, altura,etc.),
sobre as características de suas famílias e com quem têm semelhanças.
Na sequência, mobilizará as alunas a expor
seus objetivos em relaçao a Dança do ventre
Introduçao a parte teórica da historia da
dança do ventre no Brasil e no mundo
|
·
Participacão com motivação e desenvoltura das
opinioes pessoais.
|
PARTE PRINCIPAL /
DESENVOLVIMENTO
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Estratégia metodológica
|
Avaliação
|
·
Reconhecer suas semelhanças e diferenças em relação as
colegas.
·
Respeitar as diferenças existentes no grupo;
·
Construir uma identidade corporal pessoal e coletiva.
|
· Conhecimento sobre
o corpo e suas dimensões (físicas, motoras, estéticas, psicológicas, etc.);
· Atividades
expressivas e cooperativas.
|
·
O professor solicitará as alunas que se espalhem na
sala de aula. Ao sinal (pode ser um som, uma música ou uma palavra) elas
deverão:
· Se deslocar no espaço (saltando, girando,
andando, etc.)
· Parar perto de uma
colega que lhe agradou e reproduzir no seu corpo a posição e/ou postura da
colega. O professor poderá mobilizar o aluno a refletir: “por que esta
colega a agrada mais
· Escolher um colega
(formar duplas) e colocar os seus movimentos em pratica para observarem as
suas semelhanças e diferenças;
· Deslocar-se no
espaço com a colega(duplas) e decidir
juntas qual é o movimento que mais lhes agrada;
· Escolher uma dupla
(formar quartetos/pequenos grupos) e colocar os seus movimentos em pratica para observarem as suas semelhanças e
diferenças;
· Relatar para o
grande grupo quais as suas semelhanças e diferenças.
|
·
Participa com motivação e desenvoltura dos movimentos
e tarefas propostas;
·
Demonstra atenção e interesse pelo tema;
·
Reconhece as características do seu próprio corpo;
·
Colabora e respeita os colegas se integrando com
facilidade ao grupo.
·
Identifica as semelhanças e diferenças de seu corpo em
relação aos colegas.
|
PARTE FINAL /
CONCLUSÃO
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Estratégia metodológica
|
Avaliação
|
·
Identificar as características do seu grupo (colegas do
Núcleo)
|
· Conhecimento sobre ,
gênero e sexualidade do grupo ao qual
pertence.
|
· O professor
finalizará a aula (roda final) propondo as alunas do grupo que construam uma coreografia com características
diversas que as relacionem com o contexto em que foi dado no decorrer das
aulas, por meio de movimentos livres porem marcados com contagem dos passos
proporcionando assim a todas as alunas o acompanhamento da coreografia.
|
·
Participaçao ativa e total da atividade proposta a
nível de teste avaliativo.
·
Coreografia final com uso de acessórios assim propostos
no decorrer das aulas.
|
COMENTÁRIOS SOBRE A
AULA
Espaço reservado
para comentários do professor, após a aula ministrada, para o aprimoramento
das próximas aulas (exercício de ação-reflexão-ação). Procure responder às
questões abaixo, verificando:
|
REFERÊNCIAS
Referências bibliográficas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário