sábado, 28 de abril de 2012

PLANO DE AULA








PLANO DE AULA  – DANÇA DO VENTRE





DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Núcleo
Iniciante
Endereço
Rua Rio Nilo, 28   ( centro) 
Atividade / Modalidade
Dança do ventrel

Período
Noturno
Horário
18:00 as 19:30 hr
Dias 120
Segundas e quartas
Gênero
Feminino
Idade média
07 a 65     anos
Nº de alunos
10
Coord. de Núcleo
Andreia Cristina  e Zirlene
Monitor responsável
Katyuscia Karine




TEMA

Atividade de dança do ventre: “Resgate da sensualidade,feminilidade e sexualidade”.


OBJETIVO GERAL

Reconhecer o próprio corpo e seus movimentos por meio da identificação e reflexão sobre suas semelhanças e diferenças em relação as colegas.



RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Videos, aparelho de som, acessorios




PARTE INICIAL / INTRODUÇÃO

Objetivos específicos
Conteúdos
Estratégia metodológica
Avaliação
·   Perceber o seu corpo.




·   Reproduzir sua imagem corporal.

·      Informações sobre sensualidade, feminilidade, gênero e sexualidade.
·      Aulas teóricas e praticas.

O professor iniciará a aula conversando com as alunas (roda inicial) sobre suas características( peso, altura,etc.), sobre as características de suas famílias e com quem têm semelhanças.

Na sequência, mobilizará as alunas a expor seus objetivos em relaçao a Dança do ventre

Introduçao a parte teórica da historia da dança do ventre no Brasil e no mundo
·         Participacão com motivação e desenvoltura das opinioes  pessoais.





PARTE PRINCIPAL / DESENVOLVIMENTO

Objetivos específicos
Conteúdos
Estratégia metodológica
Avaliação
·   Reconhecer suas semelhanças e diferenças em relação as colegas.

·   Respeitar as diferenças existentes no grupo;

·   Construir uma identidade corporal pessoal e coletiva.

·   Conhecimento sobre o corpo e suas dimensões (físicas, motoras, estéticas, psicológicas, etc.);

·   Atividades expressivas e cooperativas.


·         O professor solicitará as alunas que se espalhem na sala de aula. Ao sinal (pode ser um som, uma música ou uma palavra) elas deverão:

·    Se deslocar no espaço (saltando, girando, andando, etc.)  
·   Parar perto de uma colega que lhe agradou e reproduzir no seu corpo a posição e/ou postura da colega. O professor poderá mobilizar o aluno a refletir: “por que esta colega  a agrada mais
·   Escolher um colega (formar duplas) e colocar os seus movimentos em pratica para observarem as suas semelhanças e diferenças;
·   Deslocar-se no espaço com a colega(duplas)  e decidir juntas qual é o movimento que mais lhes agrada;
·   Escolher uma dupla (formar quartetos/pequenos grupos) e colocar os seus movimentos em pratica  para observarem as suas semelhanças e diferenças;
·   Relatar para o grande grupo quais as suas semelhanças e diferenças.
·      Participa com motivação e desenvoltura dos movimentos e  tarefas propostas;

·      Demonstra atenção e interesse pelo tema;

·      Reconhece as características do seu próprio corpo;

·      Colabora e respeita os colegas se integrando com facilidade ao grupo.

·      Identifica as semelhanças e diferenças de seu corpo em relação aos colegas.





PARTE FINAL / CONCLUSÃO

Objetivos específicos
Conteúdos
Estratégia metodológica
Avaliação
·   Identificar as características do seu grupo (colegas do Núcleo)

·      Conhecimento sobre , gênero e sexualidade do grupo  ao qual pertence.

·   O professor finalizará a aula (roda final) propondo as alunas do  grupo que construam  uma coreografia com características diversas que as relacionem com o contexto em que foi dado no decorrer das aulas, por meio de movimentos livres porem marcados com contagem dos passos proporcionando assim a todas as alunas o acompanhamento da coreografia.
·      Participaçao ativa e total da atividade proposta a nível de teste avaliativo.
·      Coreografia final com uso de acessórios assim propostos no decorrer das aulas.






COMENTÁRIOS SOBRE A AULA

Espaço reservado para comentários do professor, após a aula ministrada, para o aprimoramento das próximas aulas (exercício de ação-reflexão-ação). Procure responder às questões abaixo, verificando:
  • A aula cumpriu os objetivos propostos?
  • A estratégia metodológica adotada foi eficaz para o cumprimento dos objetivos?
  • As alunas participaram ativamente? Demonstraram atenção e interesse? Questionaram? Fizeram sugestões? 





REFERÊNCIAS

Referências bibliográficas
  • ATON, Merit. Dança do Ventre – Dança do Coração. São Paulo: Tempos, 1996.
  • BUONAVENTURA, Wendy. Serpent of Nile: Women and Dance in the Arab World. London. Saqi Books 1989.
  • BURKERT, Walter. Antigos Cultos de Mistério. São Paulo: Palas Athena; 1995.
  • MONTET, Pierre. O Egito no Templo de Ramsés. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • PENNA, Lucy. Dance e Recrie o Mundo. São Paulo: Ed. Summus, 1997.
  • PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1989.
  • WOSIEN, Marie Gabrielle. Danças Sagradas. Madri: Edições Del Prado, 1997.
[editar] Bibliografia eletrônica
  • CENCI, Cláudia. História da Dança do Ventre. In: Dança do Ventre [monografia de CD ROM].



Nenhum comentário:

Postar um comentário